9 de setembro de 2009

Projeto pode dar um basta ao cigarro em locais públicos

ima

Foi apresentado no plenário pelo vereador suplente Daniel Schokal projeto que proíbe o fumo em locais públicos coletivos em Novo Hamburgo.

Similar a lei em vigor em São Paulo, a proposta proíbe o fumo em locais públicos coletivos fechados, mas permite que o local possua uma área ao ar livre para fumantes, desde que a fumaça não entre no local.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de mortes relacionadas ao tabaco atinge 4,9 milhões de pessoas por ano. Só no Brasil, este número chega a 200 mil. E entre as capitais, Porto Alegre apresenta o maior percentual de fumantes jovens. Uma pesquisa encomendada pela Aliança de Controle do Tabagismo (ATC) constatou que 28% dos gaúchos entre 12 anos a 22 anos fumam.

Com certeza muito criticada por alguns, a lei visa o beneficiamento de toda a sociedade, pois cria ambientes livres de tabaco para aqueles que não são fumantes não precisarem se tornar um passivamente, os maiores prejudicados.

Eu sou uma das pessoas que não se importa de estar em lugares onde o cigarro seja permitido, sempre convivi com fumantes ao meu redor então isso nunca me revoltou, nunca fumei por detestar o cheiro e imaginar a boca virando um cinzeiro (ecs!), mas mesmo eu relativamente não me importando, meus pulmões com certeza agradecem o vereador! E não é grandiosa a sensação de poder ir na balada e não voltar fedendo para casa? Torçamos para que a lei seja aprovada.

Para conferir o projeto na íntegra, acesse o Site da Câmara

[polldaddy poll=1973518]

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog da Daia | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates