25 de junho de 2009

O Sucesso é mais simples do que você pensa...

Sempre acreditei em não confiar em um livro apenas pela capa, mas esse eu não resisti, nem li atrás o breve resumo! E foi essa minha aquisição da semana! Adoro comprar livros, ter livros é como um prêmio, é poder crescer!

Eu gosto dos livros que a editora sextante publica, eles seguem a linha dos "auto-ajuda", que nos permitem um compreendimento melhor a respeito das coisas da vida.

Mas esse livro, O Sucesso é mais simples do que você pensa, do autor Ernie J. Zelinski não é auto-ajuda. É uma sacudida na vida, que te diz: Acorde e ouça teus pensamentos!

Não, ainda não li todo ele, estou na página nº 43, mas é o tipo de livro que é impossível de deixar de lado para ler mais tarde, pq você precisa lê-lo agora!

Seguindo a filosofia de que precisamos pensar mais e trabalhar menos, o autor consegue se expressar de tal forma que começo a pensar: "Puxa, como não descobri isso antes"... Mas não pense que ao abrir você descobrirá o mapa do tesouro que te deixará R$ 1 milhão mais rico, nem trará o caminho do raciocínio que você deve seguir. O sucesso é mais simples do que imaginamos, mas a vida não é um morango! É preciso correr atrás do que se deseja, mas isso não significa perder 16 horas trabalhando trancado dentro de uma sala.

Conheço pessoas que dizem: "Você gasta demais, é preciso economizar. Trabalhar, trabalhar, trabalhar, juntar dinheiro para depois viver bem." Depois viver bem? Eu nem sei quanto tempo eu ainda tenho de vida. Não, tbém não estou doente, mas a morte infelizmente não marca horário para chegar. Ela simplesmente chega. Existem pessoas que trabalham feito loucos, 16 horas por dia + sábado e domingo. Em 20 anos, elas vão ter economizado o suficente para ter uma bela casa na cidade, um ótimo carro, e eu arriscaria até dizer uma casa na praia. Mas perceberão que após 20 anos elas terão perdidos 20 anos! Verão toda a juventude passar, toda a energia estará canalizada em algo no qual eles talvez nem terão tempo suficiente para aproveitar. Meu marido me questionou uma vez sobre meu jeito de viver o agora da vida, e minhas amigas dizem que meu lema é Viva a Vida em 1 minuto, e, por increça que parível é isso mesmo. Se existe algo que eu possa ensinar para alguém, seria exatamente isso: Viva o hoje, viva o agora, pq ele não volta mais. Faça o que se tem vontade, faça tudo, não abra mão de aproveitar o melhor. Essa é a festa da sua vida, é o presente que Deus lhe deu, então aproveite mesmo. Nunca se sabe quanto tempo ainda temos de festa, então aproveite o melhor dela. Se daqui 20 eu chegar apenas com uma casinha onde eu possa viver, estarei 100% feliz, pq em 20 anos eu terei aproveitado o melhor de cada época, e adquirido as únicas coisas que levarei comigo quando morrer: Felicidade e satisfação. Não preciso demorar 20 anos para descobrir que eu poderia ter sido mais feliz, que eu poderia ter aproveitado mais, mas perceber um cansaço extremo para começar. Quero chegar lá e dizer: Eu aproveitei, agora posso descansar!

Mas, para explicar realmente o meu pensamento, abaixo trecho do livro que expressa minha linha de raciocínio:

"Um rico empresário de Nova York partiu para um temporada de férias de duas semanas na Costa Rica. Em seu primeiro dia por lá, ficou impressionado com a qualidade e o sabor dos peixes que comprou de um pescador local. No dia seguinte, encontrou novamente o pescador no cais, mas ele já havia vendido tudo. O americano descobriu que o homem pescava em um local escondido e que só pegava cinco ou seis peixes a cada dia. Ficou curioso: Por que ele não passava mais tempo no mar para pegar mais peixes?
- Mas senhor, eu durmo tarde e por isso acordo às nove ou as dez da manhã. Em geral, brinco um pouco com meus filhos e depois vou pescar durante uma ou duas horas. À tarde, durmo um pouco e, quando anoitece, janto com minha família. À noite, vou até o vilarejo encontrar os amigos para beber vinho, tocar violão e cantar. Como pode ver, tenho uma vida plena, relaxante, satisfatória e feliz .
- Mas você poderia pegar muito mais peixes e, assim, construir um futuro próspero. Tenho MBA em Harvard, moro em NY e sei tudo a respeito de negócios e marketing. Posso ajudá-lo a ser mais bem-sucedido. A melhor forma de se preparar para o futuro é acordar bem cedo pela manhã e passar todo o dia pescando ou retornar para pescar mais à noite. Em pouco tempo, com o dinheiro extra, você poderá comprar um barco maior. Dentro de dois anos é possível que tenha seis barcos para alugar para outros pescadores. Após mais cinco anos, terá condições de construir uma fábrica para processamento de pescado e até ter uma marca própria desses produtos. Depois, dentro de mais seis ou sete anos, você poderá se mudar para Nova York ou São Francisco e deixar outra pessoa tomando conta de sua fábrica, enquanto você cuida do marketing de seus produtos. Se trabalhar duro durante 20 anos, poderá se tornar um multimilionário e, então, nunca mais terá que trabalhar pelo resto de sua vida.
- E o que eu faria depois, senhor?
- Ora, poderia se mudar para um cidade pequena em algum país tranquilo, como o México, onde poderia dormir até tarde, brincar com as crianças do vilarejo, divertir-se com longos jantares à noite e depois tocar violão, cantar e beber vinho com seus amigos todas as noites."
O que podemos concluir dessa história é que em 20 anos ele será milionário, mas terá perdido o prazer de ver seus filhos crescerem e de brincar com eles.

E você? De que lado da história prefere estar?

1935414_4

E vamos curtir, que hoje já é quinta!




We're gonna party as much as we can...

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog da Daia | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates