20 de setembro de 2010

Brasil é o segundo maior mercado de TI entre os emergentes


Os gastos dos usuários finais de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil vão chegar a US$ 101,3 bilhões em 2010, montante que representa quase 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Enquanto o crescimento médio mundial se situa em 3,2% em 2010, a previsão para o Brasil é promissora, de 6,1% para este ano.

De acordo com Peter Soondergaard, vice-presidente e global head de pesquisas do Gartner, o Brasil está muito bem posicionado quando comparado com outros países e com posição de destaque dentro dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Os gastos com TI no Brasil representam mais que o dobro do que na Rússia e superam em 33% a Índia, colocando o País como o segundo maior mercado de TI entre as economias emergentes, o que posiciona em segundo lugar, atrás apenas da China.

"O mundo está testemunhando um avanço fantástico na utilização das ferramentas de TI, mas o Brasil consegue se diferenciar pois o País tem forte penetração em todas as empresas, sejam elas nacionais, internacionais, grandes, pequenas, públicas, privadas etc.", afirma. Segundo ele, é justamente a ampla diversificação que torna o Brasil atraente, já que a Índia concentra os gastos de TI no setor de serviços enquanto na China o foco está nos grandes projetos governamentais.

Em 2014, de acordo com Donald Feinberg, analista emérito do Gartner, as projeções revelam que a América Latina estará em segundo lugar no ranking global de gastos com TI, investindo apenas metade da região da Ásia Pacífico, com previsão da ordem de US$ 326 bilhões.

Feinberg salienta que a crise durou apenas dois semestres no Brasil, "mesmo assim os empresários aprenderam muito sobre onde gastar e onde evitar despesas. Não são apenas os brasileiros que acreditam e sabem que estão bem, o mundo está envolvido e conectado com o processo de desenvolvimento de vocês", salienta. Para corroborar sua análise, ele citou as perspectivas de investimento estrangeiro para 2010, que deverão crescer 83% em relação ao ano anterior.

"O Brasil está bem economicamente por que conseguiu melhorar processos por meio da análise de dados analíticos que o investimento em TI dentro das organizações proporcionou. Assim, pode verificar onde os gastos eram onerosos e onde poderia cortar custos, para direcionar este capital a áreas da companhia que a tornaram mais competitiva", pondera Feinberg.

No relatório "Análise do mercado emergente: Brasil, 2010 e adiante", Luis Anavitarte, vice-presidente de pesquisas do Gartner para mercados emergentes, indicou que a economia crescente e sustentável do País e a adoção da tecnologia para os processos corporativos tornam o Brasil um mercado excepcional para os provedores de tecnologia e de serviços que buscam oportunidades de expansão global.

O Gartner Symposium ITxpo, principal encontro de tecnologia realizado pelo Gartner, ocorre pela primeira vez no Brasil e ocorrerá ainda em outras quatro cidades: Orlando, Cannes, Sidney e Tóquio.

Fonte: NetMarinha
http://netmarinha.uol.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog da Daia | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates